Dedetizador trajando roupas especiais para realizar a dedetização residencial

Dedetização – O que é e quais os tipos?

Dedetização é um dos processos utilizados para eliminar pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas e formigas. A origem da palavra vem do neologismo com o primeiro produto utilizado na dedetização: o Dicloro Difenil Tricloretano, mais conhecido como DDT, usado como pesticida para combate de mosquitos transmissores de doenças, originando assim o termo dedetização. O DDT não é mais permitido no Brasil por Lei desde 2009 e a dedetização passou a ser contraindicada. Apesar disso, o termo ainda continua sendo associado a esse processo.

A dedetização é realizada quando a população de animais como baratas, ratos, formigas, pombos, entre outros animais, fica fora de controle em locais muito habitados.  As pragas urbanas acontecem porque, com o aumento da população humana, esses animais perderam os espaços que antigamente ocupavam na natureza, mas encontram as condições básicas para viverem – abrigo, alimentos e poucos predadores – entre a população humana nas cidades, que acabam afastando os outros animais durante a sua ocupação.

Dedetizador trajando roupas especiais para realizar a dedetização residencial

O primeiro sinal para saber que o ambiente está infestado e precisa ser controlado é acompanhar se ratos e baratas – animais de hábitos noturnos – estão aparecendo com maior frequência durante o dia.

Tipos de dedetização disponíveis no mercado

Pulverização líquida, ou spray

Esse tipo de dedetização pode trazer muitos riscos para a saúde, tanto das pessoas que moram no local a ser dedetizado, quanto aos animais de estimação que vivem ali. Este procedimento pode causar danos como intoxicação e os primeiros sintomas dela são: vômitos, náuseas, tremores, tosse e desorientação.
Por ser um método perigoso, quando a dedetização em spray é realizada em uma residência, é necessário tomar uma série de medidas para nenhum acidente acontecer. Veja abaixo quais cuidados devem ser tomados na hora da dedetização em spray:

  • Armazenar todos os mantimentos em um local fechado, que não tenha nenhum contato com o produto usado para dedetizar a casa;
  • Limpar o local que vai receber o procedimento antes de fazer a aplicação do produto;
  • É necessário ficar fora do local que será dedetizado por, pelo menos, 8 horas após a realização desse procedimento. Caso tenha animais de estimação no local, é necessário levá-los junto para evitar intoxicações.

Micropulverização UBV (Ultra Baixo Volume)

A micropulverização UBV é tipo de dedetização feita com a aplicação de inseticidas em dosagem baixa, principalmente em casos de infestação de insetos. O equipamento utilizado nesse tipo de dedetização quebra as partículas do inseticida, que podem atingir lentamente o inseto. Ela também tem riscos para a saúde e pode causar danos com intoxicação.

Nebulização

A nebulização é uma técnica de dedetização que transforma o inseticida em uma névoa dentro do local que está sendo dedetizado, normalmente um local de grande área onde outros métodos seriam mais trabalhosos. A nebulização também tem riscos para a saúde e pode causar danos como intoxicação. Nesse caso, também é necessário sair de casa por algumas horas.

Desinfestação com repelente em gel

A desinfestação por aplicação em gel é feita através de um gel, colocado em locais estratégicos para que animais de estimação e crianças não entrem em contato com o material. Os moradores do local que vai receber o gel não precisam sair de casa enquanto o produto é aplicado.

Pombos voando sob o céu azul após a dedetização com o produto Byebird

A aplicação de gel também é utilizada para espantar animais como pombos e morcegos, quando eles se tornam uma praga naquele local. O produto mais indicado para esse tipo de uso é o gel repelente Byebird. Diferente de outros inseticidas utilizados em dedetizações, que matam os animais alvo, o repelente Byebird apenas os afasta através do seguinte mecanismo:

  • Adesividade nas patas: o gel, por ser uma substância pegajosa e completamente atóxica, diferente de outras substâncias utilizadas na dedetização, provoca um desconforto nas patas dos pombos ou morcegos, que procuram outro abrigo onde estejam livres desse incômodo.

 

A Mansão dos Repelentes conta com uma grande variedade de repelentes atóxicos e que não matam os animais. Acesse nosso site e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *